20 de janeiro de 2015

"Internet, Terra de ninguém." José Mário Borges F. Lima - Médico e Escritor brasileiro



                                        
                      Quando um sonho se transforma em pesadelo.                                              Imagem Google
                                                             Estimados Leitores
                                                                        Hoje trago-vos uma história verídica sobre plágio e cópia e a odisseia em que me vi mergulhada durante meses.

Todos sabemos que o avanço, cada vez mais acelerado das Novas Tecnologias se, por um lado nos oferece o Mundo inteiro ao alcance dum clic sem nos pedir nada em troca, por outro é, também, "terreno" propício à prática de muitos delitos.

Sem querer apontar o dedo a quem quer que seja, este artigo tem, apenas, como finalidade, alertar os internautas, blogueiros e autores, para estarem atentos e colocarem as suas obras ao abrigo de pessoas sem escrúpulos que não devem conhecer a palavra "ÉTICA" nem o seu significado.

Publiquei dois livros, um em meados de 2011 e outro em finais de 2013. 
Poucos meses após a publicação de um deles, como estava a atravessar um período difícil da minha vida, achei por bem desistir da venda. Contactei a minha Editora, comuniquei-lhe os meus motivos e, logo em seguida, ela retirou o livro de circulação - como pude comprovar - devolvendo-me, em seguida, os arquivos eletrónicos.

Algum tempo antes, tinha criado um blog (que ainda mantenho) para divulgá-los. Como, entretanto, me sentia em forma, decidi continuar com o blog. Um dia, procurando imagens no Google, deparei-me com a imagem da capa do meu livro. Continuei a minha pesquisa e, quando cheguei ao fim tinha encontrado seis imagens.

Segui os Links e, qual não foi o meu espanto, quando vi que estava à venda em seis sites, sem que eu soubesse de nada. Num deles, (Céus! Como fiquei chocada e revoltada!) O meu livro estava copiado na íntegra para ser lido gratuitamente! 

Contactei a Editora que me respondeu de imediato, dizendo-me que, depois de me ter enviado os arquivos e de o ter retirado de circulação, lhe tinha perdido o rasto. Contactei, também, os outros sites. Retiraram-nos, imediatamente, sendo que, alguns me contactaram mas outros limitaram-se a retirá-los sem uma palavra. 

Entretanto contactei um advogado que me informou que plágio e cópia são crimes punidos por lei e que podia apresentar queixa. Depois desta resposta, pensei muito, ponderei, medi os prós e os contras e decidi não apresentar queixa. Afinal, isso serviria, apenas, para alimentar uma grande carga psicológica que, certamente, seria bem pesada. 

Quanto ao site onde o livro podia ser lido gratuitamente, entrei em contacto mas a resposta tardou em chegar. Quando, finalmente, me contactaram, pediram-me documentos de identificação e outros, os quais enviei de imediato. Não satisfeitos com tudo o que me tinham pedido e que eu enviei, contactaram-me, novamente, pedindo-me comprovativos da autoria do livro. Revoltada e "virada do avesso" enviei o que me pediram. Porém, tive ainda que esperar algumas semanas para que o retirassem.

Durante todo este processo eu ia "vigiando" e vi que tinha tido algumas centenas de visualizações. Descobri, também, que o livro estava nesse site há largos meses. 

Conclusão: paguei a publicação, esteve à venda em vários sites, mas a verdade é que nunca recebi um cêntimo. Aqui sou obrigada a acrescentar, com todo o direito que me assiste, que não sei se houve vendas, apesar de me dizerem que não. 

Este episódio aconteceu há vários meses mas só agora me senti preparada para dar a conhecê-lo. O que me moveu foi, apenas e só, o desejo de comunicar a todos que escrevem, que estejam atentos e, se puderem, munirem-se das ferramentas necessárias para não serem confrontados com situações semelhantes. 

Acrescento, ainda, que os meus livros estão, agora, à venda no Site Xinxii, plataforma líder da Europa da venda de ebooks, com parcerias e distribuição a nível mundial. 

Também estão à venda em formato impresso. Para este formato, se alguém estiver interessado em adquiri-los, é favor entrar em contacto comigo através do seguinte e-mail: 

mhmdphelena@gmail.com  

Link do livro "Os Milagres ainda existem" - www.xinxii.com/pt/os-milagres-ainda-existem-p-349254.html    - Preço - ebook - 7.99 Euros. - Impresso - 11,99 Euros.

Link do livro "A Princesa Descalça e outras histórias" - www.xinxii.com/pt/princesa-descalca-outras-historias-p-348733.html  -  Preço - ebook - 9.49 Euros   -  Impresso 11,99 Euros.

Desejo-vos a todos uma ótima semana repleta de coisas boas.

Grande abraço.

PS. Os comentários, tais como opiniões serão sempre bem-vindos e terão uma resposta.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...